Nascido em 13 de Junho de 1888, em Lisboa, Fernando Pessoa foi um dos mais importantes escritores e poetas que influenciaram o Modernismo em Portugal. Exerceu diversas profissões, foi editor, astrólogo, publicitário, jornalista, crítico, entre outras, foi também considerado o mais universal poeta português. Fernando Pessoa recebeu uma educação britânica, que proporcionou à ele, um contato maior com a língua inglesa, desenvolvendo assim, seus primeiros textos e estudos em inglês.
Teve sua infância e adolescência marcadas por acontecimentos que influenciaram posteriormente suas obras. Um dos acontecimentos foi a morte de seu pai, em 13 de Julho de 1893, vítima de tuberculose, outro foi que no ano seguinte seu irmão Jorge, faleceu antes mesmo de completar 1 ano. Sem condições sua mãe teve que leiloar parte da mobília e se mudar para um local mais simples, surgindo neste período o primeiro heterônimo de Fernando Pessoa, Chevalier de Pas, em 1894. Um ano depois, Fernando Pessoa escreveu o primeiro poema, um verso curto com a infantil epígrafe de À Minha Querida Mamã.
Após de um tempo, sua mãe casa com o comandante João Miguel Rosa, Cônsul de Portugal em Durban, sendo obrigado a se mudar para África do Sul, lá ele cria o heterônimo Alexander Search, que envia cartas à si mesmo. Em 1901, ele escreveu seus primeiro poemas em inglês e foi aprovado no primeiro exame Cape School High Examination, neste mesmo ano, sua irmã Madalena Henriqueta (1899-1901), falece. Tendo de dividir a atenção de sua mãe com o padrasto e os filhos deste casamento, Pessoa isola-se, o que lhe dá uns momentos para reflexão.
Matriculou-se na Durban Commercial School, uma escola de ensino noturno, onde tentou escrever contos em inglês, alguns dos quais com o heterônimo de David Merrick, que acabou deixando alguns contos inacabados. Em 1903, candidatou-se à Universidade do Cabo da Boa Esperança, mas na prova de admissão não obteve uma classificação boa. Um ano depois, ingressou novamente na Durban Commercial School, onde frequentava, equivalente, o primeiro ano universitário. Escrevou poesia e prosa em inglês, surgindo os heterônimos Charles Robert Anon e H. M. F. Lecher. Fernando Pessoa encerrou os seus estudos na África do Sul com o Intermediate Examination in Arts, na Universidade, obtendo uma boa classificação.
Em 1905, Fernando Pessoa retornou, sozinho, à capital portuguesa, matriculando-se, um ano depois no Curso Superior de Letras (atual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), logo em seguida ele abandonou sem sequer completar o primeiro ano. Após nove anos, em 1915, participou na revista literária Orpheu, a qual lançou o movimento modernista em Portugal, causando muita controvérsia e escândalos. Pessoa publicou em seu nome apenas duas vezes, bem como com o heterônimo Álvaro de Campos.
Em Outubro de 1924, junto com o artista plástico, Ruy Vaz, Fernando Pessoa lançou a revista Athena, na qual um dos seus heterônimos foi fixo, publicando poesias de Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, bem como do ortônimo Fernando Pessoa.