terça-feira, 9 de maio de 2017

Maneiras de inserir Fernando Pessoa em sala de aula

O objetivo da aula é incentivar o estudo da literatura e assim acordar o interesse do aluno. Porque a partir da literatura, ele (o aluno) consegue desenvolver suas capacidades de escrita, suas competências de leitura e sua capacidade de oralidade. É essencial ajudá-los ter interesse e aprender, principalmente, sobre a poesia clássica. Alguns pontos específicos que podem e devem ser trabalhados na sala de aula são: estimular o interesse dos alunos pela poesia clássica, “descobrir” Fernando Pessoa como poeta atual, estabelecer uma visão crítica aos temas inseridos e motivar a análise e pensamento críticos nos alunos. Ao invés de usar o método tradicionalista de “professor só falar e aluno só escutar”, pode-se usar a técnica da aula dinâmica. Uma ideia metodológica que pode ser utilizada na aula, é usar as músicas contemporâneas e conhecidas entre os jovens e relacioná-las com as obras de Fernando Pessoa, além de promover jogos e atividades que interessam os alunos.
Antes de introduzir a dinâmica, é essencial uma breve biografia sobre Fernando Pessoa. Começando pelos heterônimos, fazendo com que o aluno se questione ainda mais sobre o assunto. Aplicar as bibliografias que Pessoa criou para seus heterônimos é bastante importante também.
Terminada a pequena explicação, o primeiro passo é colocar a turma para escutar a música e logo depois iniciar uma discussão sobre o objetivo da canção, qual é seu tema principal, qual mensagem ela passa, e em seguida perguntar aleatoriamente a opinião de cada um, tendo assim uma aula interativa e expositiva. Posteriormente a isso, entregar um poema de Fernando Pessoa e pedir para a turma ler e analisar em voz alta.
Após a leitura, o aluno juntamente com o professor, terão que analisar e relacionar o poema com a música. O que fala cada autor, como a ideia de cada obra é passada, quais sentimentos são expressados, enfim, o objetivo é explicar as semelhanças nos assuntos tratados. É interessante trabalhar Fernando Pessoa com a atualidade, relacionando-o com outros autores parecidos, com autores que criaram heterônimos e pseudônimos (sempre explicando a diferença dos dois) e utilizando os meios de comunicação ao qual foi transmitido seus pensamentos, fazendo assim os alunos se familiarizar facilmente ao autor e instigar o interesse dos jovens acerca de quem foi Fernando Pessoa.

Exemplos que podem ser aplicados na sala de aula com base nessa dinâmica:

1º - “So Happy I could die” (Lady Gaga) com “A morte chega cedo” (Fernando Pessoa)
2º - “Just a Fool” (Christina Aguilera) com “Todas as cartas de amor” (Fernando Pessoa)
3º - Speechless” (Lady Gaga) com “ Presságio” (Fernando Pessoa)

https://palavraseestrelas.wordpress.com/2016/05/17/plano-de-aula-projeto-fernando-pessoa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário