O objetivo da aula é incentivar o
estudo da literatura e assim acordar o interesse do aluno. Porque a partir da
literatura, ele (o aluno) consegue desenvolver suas capacidades de escrita,
suas competências de leitura e sua capacidade de oralidade. É essencial ajudá-los
ter interesse e aprender, principalmente, sobre a poesia clássica. Alguns
pontos específicos que podem e devem ser trabalhados na sala de aula são:
estimular o interesse dos alunos pela poesia clássica, “descobrir” Fernando
Pessoa como poeta atual, estabelecer uma visão crítica aos temas inseridos e
motivar a análise e pensamento críticos nos alunos. Ao invés de usar o método
tradicionalista de “professor só falar e aluno só escutar”, pode-se usar a
técnica da aula dinâmica. Uma ideia metodológica que pode ser utilizada na
aula, é usar as músicas contemporâneas e conhecidas entre os jovens e relacioná-las
com as obras de Fernando Pessoa, além de promover jogos e atividades que
interessam os alunos.
Antes de introduzir a dinâmica, é
essencial uma breve biografia sobre Fernando Pessoa. Começando pelos heterônimos,
fazendo com que o aluno se questione ainda mais sobre o assunto. Aplicar as
bibliografias que Pessoa criou para seus heterônimos é bastante importante também.
Terminada a pequena explicação, o primeiro
passo é colocar a turma para escutar a música e logo depois iniciar uma
discussão sobre o objetivo da canção, qual é seu tema principal, qual mensagem
ela passa, e em seguida perguntar aleatoriamente a opinião de cada um, tendo
assim uma aula interativa e expositiva. Posteriormente a isso, entregar um poema
de Fernando Pessoa e pedir para a turma ler e analisar em voz alta.
Após a leitura, o aluno juntamente
com o professor, terão que analisar e relacionar o poema com a música. O que fala cada
autor, como a ideia de cada obra é passada, quais sentimentos são expressados,
enfim, o objetivo é explicar as semelhanças nos assuntos tratados. É interessante
trabalhar Fernando Pessoa com a atualidade, relacionando-o com outros autores
parecidos, com autores que criaram heterônimos e pseudônimos (sempre explicando
a diferença dos dois) e utilizando os meios de comunicação ao qual foi
transmitido seus pensamentos, fazendo assim os alunos se familiarizar
facilmente ao autor e instigar o interesse dos jovens acerca de quem foi
Fernando Pessoa.
Exemplos que podem
ser aplicados na sala de aula com base nessa dinâmica:
1º - “So Happy I could die” (Lady Gaga)
com “A morte chega cedo” (Fernando Pessoa)
2º - “Just a Fool” (Christina
Aguilera) com “Todas as cartas de amor” (Fernando Pessoa)
3º - Speechless” (Lady Gaga) com “
Presságio” (Fernando Pessoa)
https://palavraseestrelas.wordpress.com/2016/05/17/plano-de-aula-projeto-fernando-pessoa/
https://palavraseestrelas.wordpress.com/2016/05/17/plano-de-aula-projeto-fernando-pessoa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário